ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


Assim como a União Europeia, este bloco passou por alguns processos até chegar à configuração atual. Em sua criação em 1991, Brasil e Argentina deixaram as disputas por hegemonia e firmaram um acordo em 1980 processo que evoluiu desencadeando:


O Acordo de Livre Comércio das Américas. 


A Associação Latino-americana de Livre Comércio.


A Associação das Nações do Sudeste Asiático.


O Mercado Comum do Sul.


A Associação Latino-americana de Integração.

Em 1992 ocorreu modificações no estatuto da cidadania da União Europeia estabelecendo direitos e deveres para os cidadãos da União, além de reinstituir características necessárias à condição de cidadão-membro. Em relação à União Europeia (UE), as modificações acima mencionadas foram realizadas em 1992 pelo tratado econômico denominado: 


Maastricht.


Paris.


Roma.


Bruxelas.


Amsterdã.

 “Sua criação foi logo após a Segunda Guerra Mundial. A intenção inicial era incentivar a cooperação econômica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos. Dessa cooperação económica resultou a criação da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1958, então constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Desde então, assistiu-se à criação de um enorme Mercado único em permanente evolução.

Disponível em: https://europa.eu/european-union/about-eu/eu-in-brief_pt.

 

O texto acima refere-se à criação da (o):


UE


MERCOSUL.


APEC.


ALCA.


NAFTA.

O debate dobre comércio e meio ambiente é conflituoso porque são duas políticas com objetivos distintos. Tais discussões se ampliaram durante a Conferência do Rio, que ficou conhecida como Rio-92. Foi na Rio-92 que surgiu o princípio de que, o atendimento as necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Esse princípio é denominado:


Neoliberalismo.


Desenvolvimento Econômico.


Rio + Desenvolvimento. 


Protecionismo.


Desenvolvimento Sustentável.

Já foram realizadas nove Conferências Ministeriais da OMC, até o momento, sendo elas: Singapura (1996); Genebra (1998); Seattle (1999); Doha (2001); Cancun (2003); Hong Kong (2005); Genebra (2009); Genebra (2011); Bali (2013) e Nairóbi (2015). O aspecto relevante, entre estas, foi a Conferência Ministerial de Doha, que estabeleceu o mandato para o lançamento da Rodada de Doha, primeira rodada negociadora realizada no âmbito da OMC, cujas negociações seguem em curso. Considerando seus conhecimentos sobre a OMC analise as afirmativas abaixo.

I- A OMC já iniciou a discussão sobre diversos dos novos temas que vêm afetando o comércio internacional, criando novos comitês ou grupos de trabalho para analisar e discutir seus impactos.

II- A OMC nasceu com o objetivo de orientar o sistema de comércio internacional. A Organização resulta da ampliação e fortalecimento da globalização.

III- As políticas da Organização orientam o comércio internacional, assegurando a competição internacional e o processo de liberalização econômica.

Está correta a opção:


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

A origem do Mercado Comum do Sul está nos acordos comerciais entre Brasil e Argentina elaborados em meados dos anos 80. A proposta torna-se mais abrangente na década de 90, com o ingresso de dois outros países da América do Sul. Já em 1995, começa uma Zona de Livre Comércio. Considerando os objetivos do Mercosul pode-se afirmar:

 

I- Redução de tarifas alfandegárias.

II- Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos.

III- Formação de um mercado comercial comum.

É correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


I, II e III. 


III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as principais potências europeias encontravam-se arrasadas. Desse fato, surge a necessidade de reconstrução e, na sequência, as primeiras propostas de união de alguns países a fim de retomar o crescimento econômico no continente.

 

As informações acima são referentes a formação da:


ALCA


MERCOSUL


APEC


NAFTA


UE

A criação da OMC, em 1995, foi resultado de uma necessidade de mudança nas relações internacionais e uma nova reorganização econômica mundial, fruto do processo de globalização. A respeito da OMC é possível afirmar:



A função da OMC é favorecer o protecionismo e aumentar as restrições entre os blocos econômicos.


A única função da OMC é realizar conferências mundiais a cada cinco anos e eliminar o comércio regional.


A OMC foi organizada para substituir a Organização do Tratado do Atlântico Norte, após a Segunda Guerra Mundial.


A OMC é uma instituição internacional que têm como objetivo a regulação do sistema mundial do comércio. 


O Objetivo central da OMC é promover apenas o livre comércio entre os países do bloco. 

A ata final da Rodada Uruguai, assinada por 123 países, consolidou a criação da _________, que entrou em vigor em janeiro de 1995. Foi desenvolvida na estrutura organizacional do ________de 1947, acrescida das conclusões da Rodado do Uruguai.

As lacunas acima são corretamente preenchidas pela sequência:



GATT – OMC.


FMI – OMC. 


OIC – GATT.


OMC – GATT.


GATT – OIC.

Páginas: 12345678